Blog Equipe EAS

MPU: Cespe/UnB

Posted on: 2010/10/26

Em sua defesa, o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) minimiza as críticas e diz que a confusão foi superdimensionada devido à magnitude do concurso para o Ministério Público da União (MPU). A instituição alega que as acusações são baseadas em entrevistas aleatórias com candidatos não aprovados e professores de cursinhos e que, na verdade, o concurso para o órgão transcorreu dentro da normalidade. O problema seria o fato de ser o maior já realizado no país, o que teria levado o escrutínio sobre as fases do processo a um nível muito superior à média.

A Universidade de Brasília (UnB), que abriga o Cespe, divulgou que, das 66.782 provas corrigidas para o MPU, 39.345 foram classificadas, o que corresponde a um índice de aprovação de 59%, um percentual acima do patamar geral, de 50%. Há que se considerar, entretanto, que o dado refere-se à soma das provas para técnico e para analista, mas os problemas estão concentrados nas redações para analista. Os exames cobraram conhecimentos específicos para cada um dos 54 cargos oferecidos, enquanto as redações para técnico exigiam apenas conhecimento de atualidades.

“Como é um megaconcurso, tudo fica magnificado. Duzentos candidatos, num universo de 750 mil, fazem muito barulho”, declara o professor Marcus Vinícius Soares, coordenador de planejamento do Cespe. Soares defende ainda que eventuais ações judiciais contestando o resultado são normais, como acontece em quase todos os concursos, mas reafirma que os procedimentos adotados estão em pleno acordo com o edital. “Seguimos rigorosamente tudo o que está lá.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: