Blog Equipe EAS

Apostila Escola de Sargentos das Armas – ESA 2010/2011

Posted on: 2010/06/05

Apostila Escola de Sargentos das Armas – EsSA  2010/2011


MATEMÁTICA
1) Conceitos e relações numéricas
a) Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, reais e complexos. Operações e propriedades. Fatorações. Razão e proporção. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Aplicações.
b) Sequências de números reais: lei de formação de uma sequência. Progressão aritmética e geométrica. Soma de um número finito de termos de progressões aritméticas e geométricas.
c) Introdução à matemática financeira: conceitos de porcentagem, juros simples e juros compostos e sua relação com PA e PG, respectivamente.
d) Matrizes: operações e propriedades; a inversa de uma matriz. Determinante de uma matriz. Sistemas lineares e matrizes, escalonamento. Resolução de sistemas de equações lineares.
Determinantes: cálculos e aplicações gerais.

2) Álgebra
a) Equações: conjunto universo e conjunto verdade de uma sentença. Equações racionais e inteiras. Sistemas de equações lineares. Regras de Cramer. Sistemas de equações racionais.
Problemas de 1º e 2º graus. Equações algébricas. Determinação de raízes. Relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica. Inequações de 1º e 2º graus.
b) Função: conceito, domínio, imagem e gráfico. Crescimento e decrescimento. Funções reais: função afim e função quadrática. Função exponencial e logarítmica. Funções trigonométricas
seno, cosseno e tangente. Aplicações. Relações entre as funções trigonométricas. Fórmulas de adição de arcos. Composição de funções, funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras e funções
inversas.
c) Polinômios: operações e propriedades. Equações polinomiais. Relação entre coeficientes e raízes de polinômios.

3) Geometria
a) Geometria plana: segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros e polígonos.  Congruência e semelhança de triângulos. Circunferência. Perímetros e áreas de figuras planas.
Razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência. Trigonometria num triângulo qualquer, leis do seno e do co-seno. Aplicações.
b) Geometria espacial: noções de paralelismo e perpendicularismo. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Aplicações.
c) Geometria analítica: plano Cartesiano e coordenadas de pontos do plano. Distância entre dois pontos e ponto médio de um segmento. Estudo da reta e da circunferência.

4) Análise combinatória, probabilidade e estatística
a) Análise combinatória. Princípio fundamental de contagem. Arranjos, permutações e combinações simples.
b) Experimentos aleatórios, espaço amostral e eventos. Probabilidade de um evento; noções de probabilidade em espaços amostrais finitos.
c) Noções de estatística descritiva: levantamento de dados e tabelas. Distribuição de frequências. Gráficos estatísticos: interpretação. Medidas de posição.

PORTUGUÊS

1) Leitura, interpretação e análise de textos
– Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que ele foi produzido.

2) Fonética, ortografia e pontuação
– Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica, pontuação.

3) Morfologia
– Estrutura e formação das palavras, classes de palavras.

4) Morfossintaxe
– Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal), sintaxe de
concordância (verbal e nominal), sintaxe de colocação.

5) Noções de versificação
– Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação, poemas de forma fixa.

6) Teoria da linguagem e semântica
– História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; significado das palavras.

7) Introdução à literatura
– A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária em Portugal e no Brasil.

8) Literatura brasileira
– Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo e Simbolismo.

9) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola,
são Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto Legislativo n° 54, de 18 de abril de 1995. Para o CFS/2011, ainda serão aceitas as 2 formas ortográficas, como está previsto no Decreto.

REDAÇÃO
1) Objetivo
Elaboração de texto com correção, clareza e objetividade, que contenha no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, com assunto, tema e modalidade específicos,
expressos na proposta constante da folha de prova. A produção textual deve respeitar, integralmente, as características da modalidade textual proposta e a linguagem utilizada deve
estar de acordo com os padrões da norma culta da língua portuguesa.

2) Conteúdo
As modalidades de texto (descrição, narrativa e dissertação); os tipos de descrição; características da descrição; os tipos de narrativa; características da narrativa; o interesse humano;
narrativa e descrição; os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre); os tipos de dissertação; a linguagem retórica; figuras de linguagem; narrativa e dissertação.

3) Critérios de correção
a) Narrativa: seleção de elementos significativos e sugestivos; coerência; movimento; coesão da linguagem; criatividade. Serão observados, ainda, o respeito integral à modalidade textual
proposta, a seleção lexical (linguagem), o atendimento à norma culta da língua, a correção gramatical e a apresentação do texto (caligrafia, margens e limpeza).
b)Dissertação: assunto e tema; coerência nos parágrafos (argumentação); criatividade (persuasão); coesão na linguagem. Serão observados, ainda, o respeito integral à modalidade
textual proposta, a seleção lexical (linguagem), o atendimento à norma culta da língua, a correção gramatical e a apresentação do texto (caligrafia, margens e limpeza).

4) Correção da redação
Não terá a parte discursiva de Português (redação) corrigida, o candidato que apresentar o texto de sua Redação:
a) com fuga total ao tema proposto na Parte Discursiva de Português;
b) em modalidade textual diferente da pedida na Parte Discursiva de Português;
c) ilegível, isto é, que não pode ser lido;
d) em linguagem e/ou texto incompreensível, isto é, o vocabulário não pode ser compreendido;
e) em forma de poema ou outra que não em prosa;
f) em texto com menos de 20 (vinte) ou mais de 30 (trinta) linhas;
g) com marcas ou rasuras que possam identificar o candidato na Folha de Redação; e
h) redigido sem a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL

1) História do Brasil
a) A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI.
b) O sistema colonial português na América
– Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões
coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.
c) O período joanino e a independência
– A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e
revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.
d) Brasil Imperial
– Primeiro Reinado e período Regencial: aspectos administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais e territoriais. Segundo Reinado: aspectos administrativos, militares, econômicos,
sociais e territoriais. Crise da Monarquia e Proclamação da República.
e) Brasil República
– Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas, crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Geografia do Brasil
a) O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras, fusoshorários e a federação brasileira.
b) O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos.
c) Políticas territoriais: meio ambiente.
d) Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial, energia e meio ambiente, os complexos agro-industriais e eixos de circulação e custos de deslocamento.
e) A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o espaço das
cidades.
f) Políticas territoriais e regionais: Amazônia, Nordeste e o Mercosul e a América do Sul.

TEORIA MUSICAL
1) Compassos em geral (simples, composto, misto e alternado). Transformação do compasso simples em composto e vice-versa. Tempos fortes e fracos. Partes fortes e fracas de tempo. Tempo
meio-forte e contratempo.
2) Síncopas regulares. Quiálteras.
3) Sinais de alteração: sustenidos, bemóis, dobrado sustenido, dobrado bemol e bequadro; suas finalidades. Armadura de claves e acidentes. Tons relativos, tons vizinhos e afastados.
4) Sinais de intensidade. Palavras e expressões que modificam os andamentos.
5) Tetracórdio. Reprodução das escalas maiores com sustenidos e bemóis.
6) Escalas cromáticas ascendentes e descendentes, maiores e menores, com sustenidos e bemóis.
7) Escalas diatônicas ascendentes e descendentes, maiores e menores, com sustenidos e bemóis.
8) Tons homônimos; notas comuns e diferenciais entre dois tons diferentes.
9) Intervalos em geral: intervalos superiores, suas classificações e inversões. Tom, semitons diatônicos e cromáticos; intervalos melódicos e harmônicos.
10) Intervalos consonantes e dissonantes, suas classificações e inversões.
11) Ornamentos: portamento, apogiatura superior e inferior, simples e dupla; floreio de duas notas superiores e inferiores; mordente superior e inferior; trinado; grupeto superior e inferior.
12) Acordes de 3 (três) sons.

3 Respostas to "Apostila Escola de Sargentos das Armas – ESA 2010/2011"

Gostaria de saber como faço para adquirir a apostila completa da ESA e qual seu preço e formas de pagamento?

Ta faltando é liberar a apostila da ESA no download
e montar um grupo de estudo on line para que um possa ajudar o outro…
seria bacana…

Pirataria é crime sabia? Esse papo de criar grupo de estudo a base de downloads piratas é igualmente crime.
Seu I.P já está devidamente armazenado para ser rastreado.

Seja uma pessoa correta e a vida lhe será também!

189.107.178.85

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: