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Apostila Escola naval 2010/2011

Posted on: 2010/06/10

Lançamento dia 15 de Junho

MATEMÁTICA

ANÁLISE E ÁLGEBRA – Noções sobre conjuntos; Pertinência; Partes de um conjunto; Operações: união, interseção, diferença, complemento; Propriedade das operações; Principais conjuntos numéricos; Representação geométrica dos reais; Módulo de um número real; Propriedades do módulo; Conjuntos lineares: intervalos, vizinhança, conjuntos limitados, máximo e mínimo; Lógica: proposição, sentença aberta, quantificadores, conjunção, disjunção, condicional, bicondicional, recíproca, contra positiva; Plano cartesiano; Funções: domínio, contradomínio; Imagens de um conjunto por uma função; Funções reais: domínio, contradomínio, gráfico cartesiano; Classificação de funções: sobrejetiva, injetiva; Principais funções reais: funções lineares, função trinômio de 2º grau, funções racionais; Gráficos de funções reais; Composição de funções; Funções inversas; Função exponencial, função logarítmica e funções trigonométricas; Sucessões: progressões aritméticas e progressões geométricas; Limites de funções; Operações com limites; Derivadas: interpretação geométrica e cinemática; Regras de derivação; Aplicação de derivadas; Regras de L’Hôpital; Crescimento e decrescimento de uma função real; Máximos e mínimos (absolutos ou relativos); Esboço de gráfico de funções com assíntotas; Integrais imediatas; Números complexos; Fórmula de Moivre; Fórmula de Euler; Análise combinatória simples e com repetição; Binômio de Newton; Triângulo aritmético de Tartaglia-Pascal; Probabilidade; Polinômios; Identidade de polinômios; Decomposição de um polinômio; Operações; Relações entre coeficientes e raízes; Condição para um número racional ser raiz de um polinômio de coeficientes inteiros; Raízes comuns a dois polinômios, raízes múltiplas; Matrizes; Adição; Produto por escalar e produto; Transpostas e inversas; Determinantes; Propriedades; Cálculos de determinantes; Sistemas de equações lineares; Regra de Cramer e Teorema de Rouché.

GEOMETRIA – Semelhança de triângulos e de polígonos; Relações métricas nos triângulos polígonos e círculos; Posições relativas de retas e planos; Avaliação de áreas planas; Áreas e volumes de sólidos usuais e sólidos de revolução; Triedros e ângulos poliédricos; Poliedros convexos; Teorema de Euler; Poliedros regulares; O Princípio de Cavalieri e sua aplicação ao cálculo dos volumes de sólidos simples; Prismas; Pirâmides; Cilindros e cones; Troncos; Esfera e suas partes; e Seções cônicas: estudo geométrico da circunferência, elipse, hipérbole e parábola.

TRIGONOMETRIA – Medidas de arcos e de ângulos em graus e radianos; Arcos côngruos; Funções trigonométricas e seus gráficos; Cálculo das linhas dos arcos usuais; Funções trigonométricas inversas; Relações entre as linhas trigonométricas de um ângulo; Cálculo das expressões sen (a ± b), cos (a ± b), tg (a ± b), sen a/2 e tg a/2; Expressões de sen a, cos a, e tg a em função da tg a/2; Transformações de somas de linhas trigonométricas em produtos e vice-versa; Equações trigonométricas; e Resolução entre os elementos de um triângulo qualquer.

CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA – Vetores no R2 e R3, adição de vetores, multiplicação por escalar, produto escalar, produto vetorial; Módulo de um vetor; Desigualdade triangular; Geometria analítica de R2 e R3; Ponto, reta, plano, ângulos e distâncias; e Equações reduzidas das curvas cônicas.

LÍNGUA PORTUGUESA

PRODUÇÃO DE TEXTO – O candidato deverá redigir um texto argumentativo sobre um tema proposto, demonstrando capacidade de se expressar com grau de formalidade adequado à situação comunicativa, produzindo um texto coeso e coerente.

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – Leitura e análise de textos; Os propósitos do autor e suas implicações na organização do texto; e Os fatores determinantes da textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.

RECONHECIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS GRAMATICAIS – Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica; Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; Classes de palavras; Flexão (nominal e verbal); Frase, oração, período; Estrutura da frase; Classes de palavras e valores sintáticos; Período simples e período composto; Coordenação e subordinação; A ordem de colocação dos termos na frase; Pontuação; Relações de sentido na construção do período; Concordância (nominal e verbal); Regência (nominal e verbal); Colocação pronominal; e As relações de sentido na construção do texto: denotação, conotação, ambiguidade e polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia, hiponímia, repetição, paráfrase, paralelismo.

FÍSICA

GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS – Grandezas escalares e vetoriais; Algarismos significativos; Ordem de grandeza; Sistema de unidades coerentes; Sistema internacional de unidades; Transformação de unidades; Fórmulas dimensionais; Homogeneidade das equações; Leis físicas; e Interpretações de gráficos.]

MECÂNICA – Cinemática escalar: posição, velocidade e aceleração, gráficos (s, t), (v, t), (a, t), movimentos uniforme e uniformemente variados, e movimento vertical no vácuo; Cinemática vetorial: vetor posição, vetor velocidade e vetor aceleração; Componentes cartesianas dos vetores velocidade e aceleração; Composição de movimentos; Componentes tangencial e centrípeta do vetor aceleração; Movimentos circulares; Lançamento horizontal e oblíquo no vácuo; Dinâmica da partícula: Leis de Newton; Referenciais inerciais; Forças gravitacional de atrito e elástica (Lei de Hooke); Forças em trajetórias curvilíneas; Trabalho de forças; Potência; Energias cinética e potencial; Teorema do trabalho e energia cinética; Trabalho de força conservativa e energia potencial associada; Conservação da energia mecânica; Gráficos de energia; Conservação da energia total em sistemas não-conservativos; Impulso e quantidade de movimento; Conservação da quantidade de movimento; Choques mecânicos; Colisão uni e bidimensional; Coeficiente de restituição; Centro de massa de um sistema de partículas; Gravitação: Lei da gravitação universal; Leis de Kepler; Trajetória circular dos satélites artificiais; Energia potencial gravitacional; Velocidade de escape; Estática: equilíbrio estático de partículas e de corpos rígidos; Momento de força; Máquinas simples; Hidrostática: densidade e massa específica; Pressão de um fluido; Teorema de Stevin; Princípio de Pascal; Vasos comunicantes; Princípio de Arquimedes; Equilíbrio dos corpos imersos e flutuantes; e Oscilador harmônico simples.

FENÔMENOS ONDULATÓRIOS (ONDAS MECÂNICA E LUMINOSA) – Ondas em uma corda; Propagação de um pulso ao longo de um meio unidimensional não-dispersivo; Velocidade de propagação; Propagação de uma onda senoidal num meio unidimensional não-dispersivo; Ondas progressivas; Função de onda; Princípio de Huyghens e Frentes de onda; Reflexão e refração de ondas; Superposição de onda e ondas estacionárias em cordas; Ondas sonoras; Qualidades do som; Intensidade sonora e nível sonoro; Efeito Doppler sonoro; Luz: modelo ondulatório da luz; Luz monocromática; Velocidade de propagação; Índice de refração de um meio; Luz branca; Dispersão (estudo qualitativo); Difração e interferência luminosa; e Experiência de Young.

TERMOLOGIA – Termometria: conceito microscópico de temperatura; Lei zero da termodinâmica; Termômetros: escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin; Dilatação térmica dos sólidos e líquidos; Calorimetria: conceito de calor; Calor específico; Calor sensível; Calor latente; Mudanças de fase; Diagramas de fase; Equivalente mecânico do calor; Propagação de calor; Estudo dos gases perfeitos; Transformações gasosas particulares; Transformação adiabática; Termômetros a gás; Modelo molecular do gás monoatômico; Relação entre calores molares a pressão constante e a volume constante; Termodinâmica: primeira lei da termodinâmica; Conservação da energia; Conversão de calor em trabalho e vice-versa; Transformação cíclica; Transformações reversíveis e irreversíveis; Segunda lei da termodinâmica; Máquina térmica; Máquina frigorífica; Ciclo de Carnot; Rendimento; e Entropia.

ELETROMAGNETISMO – Constituição da matéria; Propriedades fundamentais dos condutores e isolantes; Eletrostática: carga elétrica; Propriedades fundamentais dos condutores e isolantes; Processos de eletrização; Lei de Coulomb; Campo elétrico; Linhas de campo; Campo produzido por uma carga puntiforme; Campo produzido por distribuições discretas de cargas puntiformes; Campo elétrico uniforme; Potencial e diferença de potencial elétrico; Superfícies equipotenciais; Condutores eletrizados, isolados e em equilíbrio eletrostático; Energia potencial eletrostática; Capacitância e capacitores: capacitor plano a vácuo e com dielétrico; Associações de capacitores; Energia eletrostática no capacitor; Movimento de carga em um campo eletrostático; Eletrodinâmica: instrumentos de medidas elétricas (Amperímetro, Voltímetro e Ponte de Wheatstone); Corrente elétrica; Diferença de potencial; Energia e potência elétrica; Efeito Joule; Resistores; Lei de Ohm; Associações de resistores; Geradores e receptores elétricos (estudo completo); Circuitos com resistores, geradores e capacitores completamente carregados; Leis de Kirchoff; Magnetismo: fontes de campo magnético; Ímã; Evidência experimental do campo magnético de uma corrente elétrica; Linhas de campo magnético; Força magnética exercida sobre carga elétrica; Força magnética exercida sobre um condutor retilíneo de corrente; Torque sobre espira de corrente imersa em campo magnético uniforme; Campo magnético no centro de uma espira circular de corrente; Campo magnético produzido por um solenoide ideal; Indução eletromagnética: Lei de Faraday – Lenz; Condutor retilíneo movendo-se em campo magnético uniforme; e Campos elétricos induzidos.

INGLÊS

LEITURA – Os candidatos devem usar as estruturas e tópicos listados abaixo, compreender anúncios públicos e placas informativas, ler textos, mostrar compreensão de conteúdo, demonstrar compreensão da estrutura da língua usada para expressar noção de tempo relativo, espaço e posse, distinguir informação relevante, irrelevante e redundante para desempenhar uma tarefa, ler textos de ficção, identificar caráter emocional e apreciar o sentido principal de um texto, a atitude do autor com relação ao texto e o efeito intencional no leitor.

ESCRITA – Fornecer informação, relatar acontecimentos, descrever pessoas, objetos e lugares, expressar reações a diversas situações, usar vocabulário conhecido em diferentes contextos escritos e reescrever frases simples.

FUNÇÕES, NOÇÕES E TAREFAS COMUNICATIVAS – Saudar pessoas e responder a saudações; Apresentar-se e apresentar outras pessoas; Solicitar e fornecer informação pessoal: nome completo, idade, endereço, trabalho; Compreender e completar formulário com detalhes pessoais; Compreender e escrever cartas contendo informação pessoal; Descrever escolaridade, qualificação e habilidades; Descrever pessoas (aparência, características e qualidades); Pedir para repetir e esclarecer algo; Checar o sentido e a intenção; Interromper uma conversa; Iniciar um assunto, resumir, continuar e mudar de assunto; Números; Perguntar e responder sobre hora, dia e data, rotinas diárias e hábitos, direção, informação turística e lugares; Compreender e escrever diários e cartas dando informações pessoais; Relatar o que está fazendo no momento, acontecimentos passados, atividades recentes e ações completas, situações imaginárias e futuras, e planos e intenções futuras; Relatar o que as pessoas dizem; Identificar e descrever moradias (casas, apartamentos, cômodos, mobílias); Comprar e vender coisas; Descrever comidas e pedir comida; Descrever saúde e o tempo; Compreender e dar instruções simples; Pedir e dar informação sobre direção, viagens e lugares; Identificar e descrever objetos simples (forma, tamanho, cor, etc.); Comparar e expressar graus de diferença; Entender como coisas funcionam e descrever processos simples; Expressar o propósito, causa, resultado e razão; Pedir, agradecer, oferecer e sugerir; Convidar e responder a convites; Aconselhar, avisar e proibir; Persuadir, pedir e mandar fazer algo; Solicitar, dar e negar permissão para fazer algo; Desculpar-se; Concordar, discordar e contradizer; Cumprimentar, criticar, reclamar e solidarizar-se; Descrever sentimentos físicos e emocionais; Expressar preferências, necessidades e desejos; Opinar e escolher; Expressar habilidades no passado e no futuro, probabilidade, improbabilidade, possibilidade e impossibilidade; e Expressar graus de certeza e dúvida.

ASPECTOS GRAMATICAIS – Verbos regulares e irregulares; Modais; Tempos verbais; Formas verbais: afirmativa, interrogativa e negativa; Imperativo; Infinitivo e gerúndio que seguem verbos e adjetivos; Gerúndio como sujeito e objeto; Verbo + infinitivo + objeto direto/indireto; “Tag-questions”; Causativo: have / get; “So/no” com auxiliares; ” Phrasal verbs” e verbos seguidos de preposição; Orações condicionais (tipo 0, 1 e 2); “Reported Speech”; Voz passiva; Perguntas com pronomes interrogativos; Substantivos; “Determiners”; Pronomes; Artigos; Adjetivos; Advérbios; Preposições; Locuções preposicionais, preposições seguidas de substantivos e adjetivos e preposições que seguem substantivos, adjetivos e verbos; e Conectivos.

TÓPICOS – Vestimentas; Quotidiano; Educação; Diversão e mídia; Meio ambiente; Comida e bebida; Tempo livre, hobbies e lazer; Saúde e exercícios; Moradia; Povos e línguas; Sentimentos pessoais, opiniões e experiências; Identificação pessoal; Lugares e edificações; Relacionamento com outras pessoas; Transporte e serviços; Compras; Esporte; Mundo natural; Viagens e férias; Tempo; Trabalho e empregos; e A Marinha.

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1 Resposta para "Apostila Escola naval 2010/2011"

Vcs vão vender essa apostila???

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