Blog Equipe EAS

Dicas – Cespe/Unb

Posted on: 2008/05/30

Vida de concurseiro não é nenhum mar de rosas. Longe disso. Além de criar e se adaptar a uma rotina de estudos e eventuais fracassos, os estudantes ainda têm que enfrentar provas que, mesmo tratando dos mesmos assuntos, podem ser extremamente diferentes.

Hoje falaremos de uma das melhores e mais respeitadas bancas do país: Cespe/Unb

Muitas vezes, o que apavora é o modelo de prova comumente usado pelo Cespe. Em vez de escolher uma entre as cinco alternativas, como nas questões da Esaf ou FCC, o candidato deve julgar um a um os itens das questões, e cada erro anulará acertos na conta da nota final.

As questões da Cespe/Unb são muito bem elaboradas,há quem diga que até ministro do STF já fez parte da banca do CESPE, por isso muitas vezes essas questões ajudam a expandir o conhecimento.

O professor Jake do Carmo, coordenador de negócios do Cespe, esclarece que a banca também pode realizar avaliações de múltipla escolha de acordo com o pedido do órgão contratante, mas defende a opção pela prova de itens. “Assim, contextualizamos o exame abrangendo o conteúdo de maneira mais completa. E podemos constatar se o candidato realmente entende o assunto sem contar com a sorte”, explica.

Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudo do curso preparatório Central de Concursos, de São Paulo, lembra ainda que as provas de conhecimentos específicos estão em segundo lugar no critério de desempate, abaixo apenas da idade, que é igual ou superior a 60 anos.

Pinto afirma que o Cespe/UnB costuma colocar temas recorrentes nos concursos que organiza. Por isso, ele recomenda que o candidato faça provas anteriores que a organizadora preparou para outros cargos, mas com o mesmo nível de escolaridade ao qual ele concorre, para as mesmas disciplinas previstas no edital do concurso . “Não tem nada melhor do que fazer exercício, e as provas são muito parecidas”.

“Outra dica importante é o candidato prestar atenção em toda a prova. Geralmente as questões do Cespe se correlacionam. Uma questão pode ter relação com a resposta de uma pergunta lá na frente”, diz. Ele afirma ainda que as perguntas podem ser divididas em fáceis, médias, difíceis e impossíveis. “O candidato não deve ficar desconfiado se ele pegar uma questão fácil, ela existe sim, e ao mesmo tempo não deve perder tempo com as impossíveis de serem respondidas”.

É bom atentar sempre para as seguintes dicas:

- Abranja legislação, doutrina e jurisprudência nos estudos para provas jurídicas. Não vale a pena focar em um dos três, as provas costumam exigir conhecimento amplo, uma visão geral ;

- Estude as questões subjetivas de provas passadas. Tente identificar os temas mais recorrentes em sua área e busque se antecipar. Ao perceber que algum assunto pode ser o tema de sua prova, faça um rascunho da estrutura do texto que você poderia desenvolver ;

- Faça a prova com bastante atenção e evite marcar quando não tiver certeza. Uma boa é fazer primeiro os itens que você sabe responder. Depois, volte naqueles mais complicados. Assim, você administra melhor o tempo ;

- Não deixe de ver noções de probabilidade, princípios de contagem, lógica de argumentação, porcentagem e grandezas proporcionais. Eles são recorrentes em provas de matemática e raciocínio lógico .

Outra boa dica é estudar pelos livros que a banca disponibiliza.

O livro Informática – Mais de 300 Questões da Cespe com Gabarito Comentado – Série Questões
do autor Rogério Amigo de Oliveira é frequentemente utilizado e sugerido em bibliografias de diversos concursos ,inclusive de outras bancas.

Em se tratando da matéria Informática, a banca Cespe/UnB é uma das melhores do país, sendo coesa e muito inteligente, visando sempre avaliar o conhecimento dos candidatos na utilização dos programas, de novas tecnologias de hardware, rede e Internet.

Este livro traz mais de 300 questões com gabarito comentado de provas organizadas por essa exigente banca. Essas questões, organizadas por concurso, são apresentadas de forma bastante didática e os comentários, além de esclarecedores, apresentam dicas essenciais para os concursandos.

Outra dica é o ótimo Direito Constitucional – Série Questões CESPE – Gustavo Barchet, Ed Campus.

Esse livro vale a pena por duas coisas, em primeiro lugar pela seleção de questões do CESPE que são muito bem elaboradas. Em segundo lugar, os comentários do Gustavo são sempre dignos de serem lidos, ele é um autor que consegue condensar em um comentário um ótimo resumo do assunto tratado na questão, e muitas vezes aborda temas que não estão bem explicados nos livros de teoria. Um livro excelente e indispensável.

Em breve dicas da FCC,aguarde!

Confira algumas questões comentadas no site O Gabarito!

CLIQUE AQUI

About these ads

4 Respostas to "Dicas – Cespe/Unb"

Valeu EAS!

Realmente os livros indicados são ótimos e as dicas são essenciais. tenho pensado um método que seja matemáticamente ideal para marcações CESPE/UNB…

VOU FAZER O CONCURSO DE APOIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO! COMO ESTUDAR QUANDO A PROVA ESTA PRÓXIMA?
ABRAÇO!

As provas de portugues do cespe tem textos horriveis, voce tem que ler umas 5 vezes para entender mais ou menos, e olha que eu adoro portugues e faço concursos no pais todo. Eles podem ate ser bons para fazer prova, mas esse negocio de um conhecimento errado anular um conhecimento que voce tem nao ta com nada.
Gosto é gosto , eu prefiro outras….

estou estudando para delegada Federal, gostaria de mais indicaçoes de livros,materias enfim tudo relacionado
Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: